A contratação de funcionários é algo importante para uma empresa. Podemos dizer que é uma das funções de maior responsabilidade do setor de Recursos Humanos. Afinal, um novo colaborador deve ser sinônimo de novas ideias, soma e compromisso.

No entanto, alguns erros sempre acontecem na hora de selecionar um novo profissional para uma empresa. Isso porque alguns processos são demorados e alguns detalhes acabam passando despercebidos. É preciso ficar atento a todas as etapas para não comprometer a seleção e acabar causando problemas para a empresa.

No post de hoje vamos te mostrar os principais erros na contratação de funcionários. Vem com a gente e saiba mais sobre esse tema. Boa leitura!

Conheça os principais erros na contratação de funcionários

Para ajudar você a não errar na hora de selecionar novos colaboradores, listamos algumas práticas comuns, mas que podem causar problemas. Veja logo abaixo:

1 – Ter um processo seletivo rápido e pular etapas

Para saber se um profissional é realmente aquilo que a empresa está procurando, é necessário que ele passe por todas as etapas de uma seleção. Existem vagas que são urgentes, mas mesmo nessas situações é preciso ter bastante cuidado.

Quando a urgência aparecer, seja direto e objetivo. Entretanto, não pule as etapas na contratação de funcionários. Quando um colaborador é selecionado as pressas, o risco de errar é bem maior.

Isso gera dois problemas: ter que esperar um tempo para realizar a demissão dele e ter que abrir um novo processo.  Sendo assim, o gasto é ainda maior! Por isso, fique atento às etapas.

2 – Não realizar testes com os candidatos a vaga

Analisar somente o currículo de um candidato e não realizar nenhum teste para a vaga é um dos maiores erros de contratação de funcionários. Afinal, você pode selecionar uma pessoa sem nenhum tipo de perfil para o cargo em questão. Então, fique atento!

3 – O gestor da área não participar do processo

É de grande importância que o líder da área na qual o candidato irá atuar esteja presente durante o processo ou, pelo menos, em uma das etapas dele. O gestor é quem vive o dia a dia do setor, sendo a pessoa mais qualificada para saber se o profissional tem o perfil desejado. Portanto, não se esqueça de incluí-lo.

4 – Selecionar o profissional com a menor pretensão salarial

Essa pode ser uma economia que trará um problema no futuro. Afinal, essa não pode ser a principal base de contratação. A pretensão salarial deve somente servir para ver se está dentro do orçamento, naquele momento, que a empresa tem para pagar.

Apresentamos para você quatro erros na contratação de funcionário que realmente podem dar prejuízos à sua empresa. Além desses, outro ponto importante é não analisar se as informações curriculares são realmente reais. Infelizmente, há pessoas que mentem para conquistar uma vaga.

Isso pode gerar um grande problema financeiro para a organização, uma vez que ela investirá em um profissional que não está totalmente capacitado para o cargo. Então, quando houver contratação de funcionários em sua empresa, fique atento aos detalhes do processo seletivo!

Gostou da informação? Compartilhe em suas redes sociais.

Rafael Balaniuk

Author Rafael Balaniuk

More posts by Rafael Balaniuk

B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.

B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.
B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.